quarta-feira, 10 de novembro de 2010

RELIGIÃO NO IMPERIO BIZANTINO

O cristianismo era a religiao oficial e o principal fator de unidade de uma civilização com povos e culturas muito diferentes.
Cesaropapismo: Os imperadores usavam a religiao para manter a unidade . Eles se diziam representantes de Deus, isto se chamava cesaropapismo. Os imperadores adotaram o titulo de basileu, que significa aquele que tem autoridade suprema. Na pratica a união entre igreja e estado nao foi muito pacifica, pois os patriarcas não aceitavam o dominio dos imperadores sobre os assuntos religiosos sem reagir.
Monofisismo e iconoclastia: A sociedade bizantina foi dividida por varias questoes religiosas, como o monofismo e iconoclastia.Os monofistas acreditavam que cristo tinha apenas uma natureza divina e não humana e e divina ao mesmo tempo. A iconoclastia defendia a proibiçao das imagens de santos nas igrejas. As questões religiosas tambem estavam relacionadas aos problemas sociais, economicos e politicos.
Ruptura no cristianismo: Houve a cisma do oriente, quando o mundo cristao medieval se separou em duas partes. De um lado a Igreja catolica do oriente  (ortodoxa) e do outro  a igreja catoliaca do ocidente( apostolica romana).
Religiosidade popular: Apesar da grande força da igreja catolica ortodoxa, a população mantinha praticas religiosas proibidas por esta religiao. Ao mesmo tempo a religiosidade popular tambem incluia a devoçao a icones e as reliquias e o comparecimento as missas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário