quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O GOVERNO DE JUSTINIANO

Justiniano foi um dos mais importantes imperadores bizantinos. Ele tentou restaurar o antigo Imperio Romano. Foram muitas guerras que acarretarm muitas despesas com o pagamento de soldados, armas, transportes e abastecimento. Esses gastos eram cobertos com a cobranças de impostos.
A REVOLTA DE NIKA: Com os altos impostos houve uma revolta violenta em 532. A revolta começou no hipodromo onde a multidao assistia a uma corrida de cavalos. Quando a corrida terminou ficou a duvidad e  quem havia ganhado a corrida e o imperador queria escolher o vvencedor. As torcidas gritavam nika, nika. O conflito ganhou as ruas de constantinopla e tornou-se uma rebeliao contra o soberano. Justiniano reprimiu a revolta e 35 mil pessoas morreram.

Justiniano ao centro



O CODIGO DE JUSTINIANO: O direito romano foi revisto e surgiu o codigo de justiniano. Nele os juristas adaptaram as necessidades da nova sociedade crista. Ampliartam o poder do imperador e garantias da manutençao das terras da igreja e latifundiarios. Essa obra seviu de base para as leis de muitos paises ocidentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário